TELEVENDAS: Bom Retiro: (11) 3224-2525 | Brás: (11) 2790-2525 ‎ ‎ | ‎ ‎ Horário de funcionamento: 08h00 às 17h00

Rapidamente, o fio termocolante se tornou um dos “achadinhos da Shopee”. É chamado de vários nomes, como fio adesivo, linha termo adesiva, linha colante, fio invisível.... É usado também das mais diversas maneiras – a mais controversa é a bainha instantânea, feita com o fio esticado entre a dobra e a calça, selada com ferro quente. Sem prática nem habilidade. Mas os comentários acabam não sendo tão vibrantes assim.

Além do “amei”, é possível encontrar várias opiniões negativas, dando conta da baixa durabilidade da “mágica”, principalmente depois da primeira lavada. Mas as explicações são óbvias: 1 - não pode aplicar de qualquer jeito e 2 - não pode aplicar qualquer fio. Além disso, não estamos falando de um fio de náilon comum, feito para quebrar o galho de quem não sabe costurar bainhas, mas de um fio desenvolvido especialmente para confecção de vestuário, para costuras invisíveis e acabamentos delicados, onde a passagem da linha visível compromete o acabamento.     

                                                                           

O fio termocolante deve ser usado no overloque, no looper inferior; posteriormente é fixado com o ferro quente, fechando a costura pela ação termocolante. Bainhas e arremates de decotes, golas e mangas ficam invisíveis, a costura não aparece do lado de fora. Na máquina reta, ou na doméstica, o fio é colocado na bobina, com ponto zigue-zague, seguindo o mesmo processo. É importante não “passar” o ferro sobre a costura, mas pressionar fortemente por 15 segundos, área por área, a uma temperatura entre 138° e 160°C. Para descolar as partes, basta aplicar vapor abundante e separá-las delicadamente.

Além de bainhas e costuras invisíveis, o fio termocolante também é usado na fixação de bordados delicados sobre tecidos finos, dando um acabamento impecável, sem levantar pontas. Para melhor desempenho, escolha o fio conforme o tecido em que vai ser usado. O fio termocolante Lanacril, por exemplo, tem 2 espessuras – o Dtex 400, para tecidos leves e fluidos, como seda, viscose, crepe, renda e o Dtex 900, para tecidos firmes e médios, como tricoline, sarja, organza e outros. Também é vendido em 2 cores, branco para tecidos claros, e preto para tecidos escuros.

Sendo um fio de qualidade, é bem provável que a bainha feita apenas com o Fiocola esticado entre as partes dure para sempre, desde que aplicado corretamente, pressionando o ferro, sem "passar". E obviamente, as aplicações deste fio serão ilimitadas, visto que é um recurso de grande utilidade. Por isso, dê vazão à sua criatividade, mas realize seus próprios testes antes. Se precisar, entre em contato conosco. O Fiocola da Lanacril é fabricado no Brasil e comercializado há mais de 10 anos, aqui no Armarinhos 25, então não há porque você ficar com dúvidas sobre a qualidade deste produto.